Independentemente do período de chuva, a equipe da Prefeitura Municipal, através da Defesa Civil de Salvador (Codesal), permanece de plantão 24 horas por dia para atender com agilidade todas as solicitações de emergência. As solicitações podem ser feitas através do número 199, ligação gratuita. Um engenheiro vai até o local verificar a real situação e partir daí o órgão toma as providências necessárias.
“Quando percebemos a necessidade de evacuação do imóvel os moradores são notificados e orientados e deixar a residência, o que é fundamental para a proteção civil dos cidadãos”, diz o subsecretário da Codesal, Osny Bomfim.
Conforme ele, a população deve ainda ficar atenta aos sinais da natureza. “Como rachaduras nos imóveis ou inclinação em árvores e postes”. Caso perceba alguma dessas alterações, a pessoa deve entrar em contato o quanto antes com a Codesal. “Para que um dos nossos engenheiros vá até o local e verificar o dimensionamento da situação e com isso tomar algumas medidas para evitar acidentes e principalmente a perda de vidas”, explica o subsecretário.
De acordo com ele, a população deve atender as orientações de engenheiros e técnicos. “Sabemos que é difícil deixar a residência, mas é importante que pensemos primeiro nas nossas vidas e nós, da Codesal atuamos antes de tudo para preservar a vida e a integridade física das pessoas no que diz respeito a proteção civil”, pontua.
Em situações desse tipo geralmente as pessoas preferem ficar na casa de parentes. “O que melhor também do ponto de vista social”, destaca. Outro destaque de Bomfim para evitar acidentes geológicos é em relação ao depósito adequado do lixo. “Que não deve ser jogado diretamente nas encostas, assim como evitar jogar água servida – de esgotamento sanitário – diretamente no talude, pois pode potencializar o escorregamento de terra”, acrescenta ele.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o tempo deve permanecer nublado a parcialmente nublado com chuva isolada e a temperatura devera ficar entre 20ºC a 29ºC. [Assessoria de imprensa - Defesa Civil]
Nenhum comentário:
Postar um comentário