segunda-feira, 28 de novembro de 2011

João Leão: Nós vamos, se Deus quizer, rodar esse metrô no mês de dezembro

O Ministro das Cidades, Deputado Federal pela Bahia, Mário Negromonte, está sendo acusado de ter fraudado um parecer técnico para a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em lugar do BRT. Até junho deste ano, a Prefeitura de Salvador vinha defendendo o BRT, encaminhando projeto para a Caixa Economica Federal em busca de financiamento. Entretanto, o Governador Jaques Wagner mandou elaborar estudos de mobilidade urbana em Salvador e concluiu pela implantação do VLT.

Um dos entrevistados desta segunda-feira (28), no programa Ligação Direta da Nova Salvador FM foi João Leão - Chefe da Casa Civil de Salvador; Presidente em exercício do PP baiano.

João Leão disse que "o processo que aconteceu na Bahia foi um processo que foi público". João disse que o governador da Bahia, através da Secretaria de Planejamento, fez uma PMI [Proposta de Manifestação de Interesse], onde diversas empresas colocaram lá qual seria o modal preferido para se colocar para o governo do estado da Bahia.

Em relação ao Ministro Mário Negromonte, João Leão explicou que um técnico do Ministério das Cidades, que achava que o sistema deveria ser BRT fez uma gravação da reunião em que uma das técnicas defende o VLT.

Metrô - "Nós vamos, se Deus quizer, rodar esse metrô no mês de dezembro". "Pode ser até o último dia de dezembro, mas o trem estará fazendo teste, fazendo condicionamento". "Um trem no mês de dezembro; dois trens no mês de fevereiro e mais três trens no março". O Secretário aproveitou a oportunidade para agradecer a ajuda do deputado federal Marcos Medrado [PDT-BA] na questão de aprovar as emendas para Salvador.

Matéria do A Tarde
Citando uma matéria do jornal A Tarde desta segunda-feira, o Deputado Marcos Medrado citou uma reportagem que fala sobre uma emenda que foi aprovada para o metrô Pirajá/Cajazeiras e o jornal está dizendo que é mobilidade urbana em Salvador. Leão disse que "o texto da emenda que nós aprovamos foi Pirajá/Cajazeiras"; "Foi unanimidade da bancada".

Sobre uma afirmação do Deputado Federal Antonio Imbassahy [BA], publicada no jornal A Tarde, o radialista Marcos Medrado afirmou que "Imbassahy precisa ter cuidado com o que diz". "Dizer que o governador Wagner precisa olhar para a Bahia com respeito, é não conhecer o governador. É não conhecer a seriedade, a transparência que é o governador Wagner". Medrado cobrou explicações do ex-prefeito sobre o metrô de Salvador.


Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário