quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Polícia prende em Mato Grosso do Sul suspeito de ser chefe do contrabando de cigarros no país


A polícia de Mato Grosso do Sul prendeu nesta quarta-feira (23) Alcides Carlos Grejianin, suspeito de ser o maior contrabandista de cigarros do país. “Polaco”, como é conhecido Grejianin, foi detido em sua casa na cidade de Eldorado (440 km de Campo Grande), na divisa com o Paraná. O suspeito é dono de 11 fazendas na região de fronteira com o Paraguai, seis das quais já foram confiscadas pela Justiça Federal. Polaco é um antigo conhecido da Justiça. Em 2007 ele foi preso por contrabando, mas solto no mesmo ano. De lá para cá, alguns de seus bens foram confiscados, como as seis fazendas, uma delas avaliada em R$ 25 milhões, e pelo menos 900 cabeças de gado. O rebanho foi leiloado, e o dinheiro arrecadado, algo em torno de R$ 7 milhões, destinado à União.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), a quadrilha de Polaco é investigada desde outubro do ano passado. Nesse período, cerca de 50 carretas que pertenceriam ao bando foram apreendidas em Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Até o início da tarde, o Gaeco não havia informado o nome dos demais detidos nem dos policiais supostamente envolvidos no esquema. A quadrilha é acusada de pagar propina para transportar a mercadoria contrabandeada do Paraguai para as grandes cidades do Brasil.
A investida contra os contrabandistas, batizada de Alvorada Voraz [melodia da banda RPM que fala de grupos criminosos integrados por agentes públicos] acontece em sete cidades de Mato Grosso do Sul. A missão dos investigadores é prender a quadrilha que teria como participantes sete policiais militares e um agente tributário estadual .
A operação conduzida pelo Gaeco, braço do Ministério Públicode Mato Grosso do Sul, deve cumprir 28 mandados de busca e apreensão domiciliar, nove mandados de busca e apreensão de veículos e ainda 17 mandados de prisão temporária.

Notícias - UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário