Além dos recursos previstos no teto financeiro estabelecido através de contrato, os hospitais da rede estadual de saúde que tem a gestão terceirizada poderão receber remuneração pelos procedimentos realizados no processo de captação e transplante de órgãos. Segundo o médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a medida visa estimular os hospitais contemplados a investir em ações educativas relacionadas com a doação e transplantes de órgãos e tecidos, bem como na busca de potenciais doadores.
Ainda de acordo com Eraldo Moura, os hospitais beneficiados com a medida são os seguintes: Regional de Juazeiro, Regional de Santo Antônio de Jesus, Dantas Bião (Alagoinhas), do Oeste (Barreiras) e Deputado Luis Eduardo Magalhães (Porto Seguro). Destas, algumas unidades já desenvolvem atividades relacionadas ao transplante e já realizaram a captação de órgãos. "O Hospital Regional de Juazeiro, inclusive, está sendo credenciado pelo Ministério da Saúde para fazer transplante renal na região de Juazeiro e Petrolina", conclui o coordenador do Sistema Estadual de Transplante.
Na Bahia, esse ano, foram registradas até agora 58 doações de múltiplos órgãos, possibilitando a realização de 330 transplantes, sendo 80 de rim, 43 de fígado, 181 de córneas e 26 de medula óssea.
Central de Transplante/terceirizados
Nenhum comentário:
Postar um comentário