Policiais militares, civis e do Departamento de Polícia Técnica iniciaram, na manhã desta segunda-feira (21), o curso Jornadas Técnicas Sobre Explosivos (TEDAX-NRBQ), ministrado por integrantes do Cuerpo Nacional de Policía da Espanha. Promovido pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia, resultado de uma parceria com o governo espanhol, o treinamento tem como base noções gerais sobre explosivos, capacidade de prevenção, tomada de decisões e capacitação técnica. Dividido em parte teórica e prática, o curso se estenderá até o dia 4 de dezembro e terá como participantes oficiais da PM, delegados, investigadores e praças, todos componentes de unidades especializadas, que já lidam diariamente com situações envolvendo artefatos explosivos, ou em setores de fiscalização de produtos controlados.
Criado em 1975, o curso de formação em Técnico Especialista em Desativação de Artefatos Explosivos, conhecido pela sigla espanhola TEDAX, trabalha com duas vertentes: a prevenção e as medidas a serem adotadas em situações de risco. “Adquirimos experiência devido aos ataques do grupo Pátria Basca e Liberdade, o ETA, e das ameaças de atentados químicos com a bactéria ANTHRAX, após os ataques do 11 de setembro de 2000, em Nova York”, explicou o inspetor Jorge Matías Morato Arnanz, integrante da polícia espanhola e técnico em explosivos.
Ele ressaltou que, nos próximos cinco anos, o Brasil estará no foco das atenções devido à realização dos Jogos Mundias da Juventude (2013), Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016). “E, mesmo não tendo sido vítima de atentados terroristas na sua história nem descoberto qualquer tipo de supostos ataques programados para estes períodos, é necessário se preparar”.
Secretaria de Segurança Pública - Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário