quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Moradores de rua tomam praia às margens da baía e ameaçam vizinhos


De um lado, o restaurante Amado, um dos mais requintados de Salvador. Do outro, o condomínio Porto Trapiche, cujos apartamentos que quase tocam a água do mar são a morada dos sonhos de muita gente. E, no meio, cenas como estas que você está vendo nas fotos ao lado. O homem que alivia suas tensões na areia é um dos moradores  da Praia da Preguiça, na avenida Contorno. Ele e mais oito pessoas montaram barracas de madeira sobre as pedras e a areia da praia, onde moram desde 2008. É lá que dormem, cozinham num fogão improvisado, tomam banho numa fonte de água doce que vem da rua, usam drogas, fazem suas necessidades e até sexo, para quem quiser ver, segundo denúncias de vizinhos.


Em 2007, o  Porto Trapiche assumiu o compromisso com a prefeitura de limpar a praia. Mas, no ano seguinte, ela foi ocupada. A administração do condomínio diz ter pedido providências à prefeitura e, como nada foi feito, deixou de fazer a limpeza.

Moradora mais antiga da praia, Rosângela dos Santos conta que procurou abrigo no local após sua casa, na Rua 28 de Setembro, no Centro Histórico, desabar. Os dois filhos foram morar com parentes, mas ela e o marido, Roque Moraes, passaram a dividir uma das quatro barracas que hoje fazem parte do cenário degradado da praia da Preguiça.

Ameaças
A madeira para as “construções”, eles conseguem de uma loja de jet skis do outro lado da rua. “Quando chega material, a gente joga a caixa de madeira no lixo, mas eles vão lá e pegam”, conta o proprietário, Paulo Oliveira. Ele lembra ainda de uma ameaça sofrida por um de seus funcionários, que se recusou a entregar a madeira a um dos moradores da praia. “Ele disse assim: ‘Fique de onda comigo que eu te meto a faca’”.

O administrador Raimundo Edgar, que trabalha na área, lembra de outros tipos de situações desagradáveis. “Outro dia tinham dois na areia, fazendo sexo. Chamamos a polícia, eles prenderam por atentado ao pudor, mas depois soltaram de novo”, critica.

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-2/artigo/moradores-de-rua-tomam-praia-as-margens-da-baia-e-ameacam-vizinhos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário